sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bom Exemplo:Festa julina marca encerramento projeto educacional



Festa Julina CPFCOL/Divulgação/Sejus


“Nunca tinha entrado em uma sala de aula. Hoje estou lendo, escrevendo e posso até mandar cartas para os meus filhos”, disse a interna do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), Solange Ferreira, enquanto compartilhava com outras mulheres da alegria de ter conquistado, por meio da educação, um caminho para a ressocialização.

Duzentas internas da unidade prisional em Colatina celebraram na última quarta-feira (13) a festa julina “Caminhos da Roça”, resultado do projeto da Secretaria de Estado da Justiça iniciado em sala de aula há dois meses. O objetivo era ensinar Geografia, História e Matemática aplicadas ao cotidiano do homem do campo, mas o resultado superou as expectativas.

“Eu nunca ri tanto e fui tão feliz dentro da prisão. A experiência foi muito boa, aprendi muito e tive a oportunidade de me divertir aqui dentro”, confirma a estudante Maria Aparecida de Jesus, uma das envolvidas nos preparativos da festa julina. Tanta dedicação rendeu elogios da coordenadora do Núcleo de Educação do Sistema Penal, Regiane Kieper Nascimento.



“O melhor de tudo isso é a experiência de trabalhar um tema com o qual as alunas puderam se identificar e promover a educação de forma diferenciada. O projeto foi muito atrativo para as alunas e a festa de encerramento contou com o apoio de todas as estudantes, em um trabalho coletivo admirável”, argumentou Regiane.

A cerimônia contou com músicas e danças típicas, casamento da roça e decoração preparada pelas alunas da unidade prisional. O bom resultado, lembra a diretora Márcia Gonçalves, é resultado do processo iniciado pela educação. “Fiquei muito feliz com a dedicação de todos, desde a equipe técnica até às internas. A escola hoje é um diferencial em nossa unidade”, elogiou a diretora.

Também prestigiaram o evento a diretora de Ressocialização do Sistema Penal, Quésia da Cunha Oliveira, e a coordenadora do Núcleo de Trabalho do Preso e do Egresso, Karina de Oliveira Amaral.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário