segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bom Exemplo: Presos recebem certificado do curso de espanhol

Curso de espanhol na Penitenciária: Primeira turma de 12 reeducandos recebeu o certificado de conclusão e festejou com música cantada no novo idioma

Investimento em ressocialização.

Doze reeducandos da Penitenciária ''ASP Joaquim Fonseca Lopes'' de Parelheiros - SP, agora são bilingues. Eles receberam certificado de conclusão no curso básico de espanhol e fizeram demonstração do aprendizado no novo idioma, durante a cerimônia de encerramento do curso, ocorrida em 30 de junho.

Na cerimônia de entrega de certificados, os formandos iniciaram a apresentação para os presentes declamando a letra da música “No Me Platiques Mas” (Não me fale mais), do cantor portoriquenho, Luis Miguel, que demonstrou a real aquisição do conhecimento da língua espanhola, através do curso. “Estamos cumprindo mais uma etapa socioeducativa para a reintegração social do homem preso”, declarou Lima, antes de fazer a entrega dos certificados.

O destaque das aulas foi o monitor de projeto, Alecsandro dos Santos Nascimento , que também é reeducando. Foi ele quem ministrou o curso e ensinou a escrita e pronúncia da língua espanhola aos demais alunos. Usando como base, uma apostila elaborada por ele e pela Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" de Amparo ao Preso (Funap), os aprendizes participaram de atividades teóricas com textos, músicas e exercícios em espanhol. Graças à fluência que possui, Nascimento foi contratado pela fundação para dividir seus conhecimentos com os demais presos e recebeu remuneração de ¾ de salário mínimo mensal, além de ter um dia reduzido na pena, a cada dia três trabalhados.

Estavam presentes o Diretor Técnico da unidade prisional, Odirlei Arruda de Lima, o Supervisor Técnico Regional da Funap, Durval Luis da Silva, a monitora orientadora Claudia Nascimento e o monitor de educação André Rastini, além de funcionários e reeducandos.

Novos cursos

Um fato importante a ser destacado, com a formatura dessa primeira turma de 12 alunos, é que despertou o interesse de vários reeducandos para participarem dos próximos módulos do projeto, uma vez que a unidade prisional já formou outras duas turmas, com 18 vagas cada.

Outra novidade é que a penitenciária estabeleceu parceria com o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e com a Funap, e a partir do próximo dia 1/8 abrirá inscrições para os cursos profissionalizantes de manutenção e montagem de micros, higienização e manipulação de alimentos e garçom.


Assessoria de Imprensa - SAP
Notícia postada em: 12/07/11

0 comentários:

Postar um comentário