segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bom Exemplo: Reeducandos apresentam peça teatral

O espetáculo retrata histórias verídicas de preconceito e dificuldades do cárcere


A A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) através da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, em parceria com a Vara de Execuções Criminais de Guarulhos e apoio da FIG-UNIMESP (Faculdades Integradas de Guarulhos), OAB de Guarulhos, Secretaria do Meio Ambiente e de Assuntos Jurídicos de Guarulhos organizaram no dia 06 de junho, às 19h30, a apresentação da peça teatral interativa “O Dia em que a Casa Caiu”, no anfiteatro “Guimarães Rosa”, localizado na Av. São Luiz, 315 – Vila Rosália – Guarulhos- SP.

Cerca de 200 pessoas entre estudantes, familiares dos presos/atores e funcionários do sistema prisional prestigiaram o evento, que teve como destaque o próprio elenco, composto por nove reeducandos do regime semiaberto.

O grupo amador conseguiu emocionar o público presente que, por inúmeras vezes, aplaudiu de pé as três histórias verídicas protagonizadas. Todas retratavam o preconceito e dificuldades do cárcere, durante e após o término da pena.

A grande novidade ficou por conta da busca de alternativas para problemas que surgem no cotidiano das pessoas, seja de caráter pessoal, interpessoal, social, político ou econômico. Durante o processo, a técnica do teatro Fórum, uma ferramenta de trabalho promove a reflexão (tomada de consciência) e ação (busca de alternativas) em torno de uma determinada problemática. O participante sobe ao palco e diz em que momento da peça ele quer participar e demonstra sua alternativa para o problema entrando em cena. A plateia toda interage com o grupo tornando o espetáculo dinâmico e interessante.

Sob a coordenação de Jorge Spinola, diretor de teatro e coordenador pedagógico da Funap; Igor Rocha, educador da Penitenciária Adriano Marrey e Valdinei Araujo de Freitas, diretor técnico de trabalho e educação, o evento foi apresentado até as 21h30, quando familiares puderam subir ao palco e cumprimentar os mais jovens atores: Jefferson Camargo, Luis Carlos Dias, Rafael de Souza Tito, Roberto Olimpio Souza da Silva, Radamés Moura Matos, Welligton Galdino Souza Lima, Demetrio Coelho da Silva, Fabrício Araujo da Silva e Emerson Martins Ferreira.

Como um dos trechos da peça falava exatamente do preconceito para conseguir uma vaga no mercado de trabalho para o egresso, na oportunidade ainda foi esclarecido pelo secretário Lourival Gomes os projetos da Secretaria em prol dos que deixam o sistema prisional. “Conseguir um emprego ao deixar o cárcere é uma tarefa árdua, cada vez mais são feitas inúmeras exigências”, admitiu o secretário.

Sabendo dessa realidade, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) lançou no final de 2009 o Programa Pró Egresso. Além de oferecer cinco mil vagas em cursos profissionalizantes para os que se encontram em regime semiaberto e para os que já saíram, também firma parcerias para inserção no mercado de trabalho. “É a chance do egresso retornar à sociedade já empregado para sustentar a si próprio e a família de maneira digna e honesta”, disse Gomes.

Ainda estiveram presentes para prestigiar a iniciativa da direção da Penitenciária “Adriano Marrey” o secretário adjunto da SAP, Walter Erwin Hoffgen, o coordenador de unidades prisionais de São Paulo, Hugo Berni, além do meritíssimo Juiz de Direito, Corregedor da Vara de Execuções Criminais de Guarulhos, Jayme Garcia dos Santos Junior, um grande incentivador dos trabalhos realizados pelos presos em Guarulhos.


Assessoria de Imprensa -SAP
Notícia postada em: 09/06/11
Secretaria da Administração Penitenciária
Governo do Estado de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário