terça-feira, 25 de março de 2014

Mutirão leva atendimento de saúde e cultura para presas de Foz do Iguaçu


Ações são realizadas pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal.

Atividades iniciadas nesta terça-feira (25) seguem até quinta-feira (27).


Durante mutirão, presas de Foz do Iguaçu farão exames de saúde (Foto: Conselho da Comunidade / Divulgação)

Durante mutirão, presas de Foz do Iguaçu farão exames
de saúde (Foto: Conselho da Comunidade / Divulgação)

As cerca de 260 mulheres presas no Centro de Reintegração Social Feminino (Cresf) de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, receberão desta terça-feira (25) até quinta (27) uma série de atendimentos nas áreas de saúde, cultura e jurídica. As atividades do 5º Mutirão de Solidariedade – para a garantia de melhores condições de vida e dignidade às detentas - são realizadas pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal e contam com a parceria do Patronato Penitenciário Municipal e das secretarias de Saúde e de Assistência Social.

A programação do primeiro dia das ações que fazem parte do Projeto de Apoio à Mulher Encarcerada (AME) inclui a realização de exames como o preventivo contra o câncer de colo de útero, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de triglicerídeo, glicemia e HIV, aferição de pressão arterial, orientação de higiene bucal, vacinação e distribuição de kits de produtos de higiene pessoal e de material informativo.

Na quarta (26), advogados do Patronato Penitenciário e defensores públicos oferecerão orientação jurídica. Um conselho disciplinar também atenderá as detentas que tenham cometido alguma falta durante o encarceramento. Já na quinta (27), o dia será dedicado às atividades culturais como a exibição de filmes, apresentações musicais e a entrega de cerca de 500 livros arrecadados pelo projeto “Abra a Janela”. A ideia é incentivar a leitura entre as presas, prática por meio da qual é possível reduzir a pena.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário