sexta-feira, 11 de março de 2011

"A mulher nos espaços do poder"


A senadora Gleisi Hoffmann (PT) visitou nesta sexta-feira (11) a região Oeste do Paraná, onde participou de eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A senadora marcou presença em um encontro no Hotel Bella Itália, onde ministrou a palestra "A mulher nos espaços do poder".




Gleisi falou sobre o projeto de Lei apresentado na última quinta-feira (10) no Senado Federal sobre a aposentadoria para as donas de casa. "Em 2006 aprovamos a emenda reconhecendo os direitos do trabalhador doméstico e em seguida veio a Lei complementar 123/06 que previu a contribuição de uma alíquota de 11% para o tempo de contribuição, que deve ser de 15 anos. No entanto este tempo de 15 anos impossibilita para que mulheres mais idosas possam se aposentar. Por isso, propus um novo projeto, para que com dois anos de contribuição estas mulheres com idade acima dos 58 anos possam se aposentar como donas de casa", explicou.

De acordo com o projeto da senadora, as mulheres que começaram a pagar a contribuição no sistema simplificado já poderão se aposentar no próximo ano, desde que tenham completado 60 anos de idade. Para ela, o novo projeto significa um avanço para o país. "Este foi um dos meus projetos durante toda a campanha e que considero de grande importância, já que reconhece e valoriza o papel das donas de casa", afirmou.

Lei Maria da Penha

Segundo ela, novos projetos para o fortalecimento de políticas públicas para a mulher estão sendo desenvolvidos no Senado, entre eles a ampliação da Lei Maria da Penha, de prevenção a violência doméstica e familiar. "Meu próximo projeto será para fortalecer a Lei Maria da Penha. Não queremos que o agressor tenha benefício de pena, como hoje acontece. Porque na minha avaliação, a violência doméstica é o pior tipo de violência".


Mulheres na Política


Tema da palestra em Foz do Iguaçu, "A mulher no poder" é assunto de discussão freqüente da senadora, que ressaltou o importante momento na esfera pública brasileira, com a primeira a eleição da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Para Gleisi, o país deve adotar medidas semelhantes à Argentina e ao Chile, onde existem cotas para mulheres no parlamento. "É necessário haver uma reforma política com cotas para cargos de parlamento. É preciso fazer algo garantido, aos moldes do sistema chileno, onde o numero de cadeiras é assegurado às mulheres".

Na avaliação de Gleisi, a participação da mulher na política deverá ser ampliada nos próximos anos. "A participação mais efetiva das mulheres no poder será discutida mais vezes com a idéia de influenciar a pauta e a reforma política", completou.

O Senado Federal conta hoje com 12 senadoras, a maior participação feminina da história do país.


                       Nila Leite, Willemina Jacoba Dekker Butler, Senadora Gleisi Hoffmann e Luciane Ferreira


Com a presença da senadora Gleisi Hoffmann em Foz, Conselho da Comunidade na Execução Penal entregou uma petição solicitando o seu comprometimento da parlamentar para a implantação da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu.


Fonte: A Gazeta do Iguaçu
Edição: 6804 - 13 de Março de 2011
Thays Petters - Reportagem

0 comentários:

Postar um comentário