terça-feira, 1 de março de 2011

Núcleo de Referência LGBT é lançado em Foz


A Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Luciane Ferreira, e a Vice-Presidente Nila Leite participaram do Lançamento oficial do Núcleo de Referencia LGBT em Foz. O evento foi realizado no Auditório do Sesc, na tarde do dia 01 de Março. " O apoio e o respeito a diversidade è importantissimo se quisermos defender a dignidade da pessoa humana" comentou Luciane Ferreira.

A partir de agora, o município passa a contar com um espaço estratégico para a construção de políticas públicas inclusivas que atendam as necessidades da comunidade LGBT.

A criação do Núcleo é resultado do projeto Cidadania LGBT, inserido no Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites, da Secretaria Municipal de Saúde.

A idéia de criar o Núcleo de Referência existe desde 2001 quando começamos a trabalhar com Direitos Humanos. O projeto ganhou força a partir de 2008 quando iniciamos as discussões com a Prefeitura Municipal", explicou o coordenador do Núcleo LGBT, Paulo Cesar do Nascimento.

Com sede no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Paraná, o Núcleo inicia suas atividades oficialmente hoje (2).

Com foco no atendimento e inserção da comunidade LGBT na sociedade, o projeto trabalhará questões sociais com a premissa do respeito aos Direitos Humanos.

Dra. Luciane e Nila Leite participaram do Evento

Objetivos

Conforme explicou o coordenador do Núcleo, a idéia do programa é oferecer apoio psicológico, social, jurídico, acompanhamento dos casos de violência e atividades de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Além disso, o Núcleo pretende articular a criação de políticas públicas que beneficiem e incluam a comunidade LGBT. "Já fechamos parcerias com três psicólogas e uma assistente social que disponibilizarão seus trabalhos. Também estamos em negociação com um escritório de advocacia e em contato com as faculdades de direito para que os alunos interessados possam atuar como voluntários do projeto" afirmou o coordenador.

Sgundo Nascimento, a segurança pública e a educação serão questões prioritárias no trabalho no Núcleo. "Temos dois papéis principais; o primeiro na área de segurança, porque a comunidade LGBT é muito vulnerável a ataques. Atos de violência são cada vez mais comuns e as pessoas estão se acostumando com isso, achando isso normal. Outra questão é na área da educação. Porque existe um grande número de travestis e transexuais que não conseguiram terminar o ensino fundamental por conta da transformação. Com isso, queremos criar estratégias inclusivas dessa comunidade para evitar o bullying. Estas pessoas têm os mesmos direitos à educação", afirmou.

Para a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Rosa Maria Geronimo Lima, a criação do Núcleo é um marco muito importante para a cidade. "Seguindo a diretriz do governo federal em trabalhar com estas políticas públicas, considero a criação do Núcleo um grande avanço para Foz, porque não podemos viver na intolerância, mas no respeito a vida", declarou.

Dados


De acordo com o Programa Municipal DST/AIDS, não existem dados específicos da violência contra a comunidade LGBT. "Estamos lutando para não sermos invisíveis perante o poder público. O desejo do Núcleo não é bater de frente com nenhum órgão, queremos apenas estimular parcerias para conseguir acompanhamento dos casos e quem sabe assim, possamos ter dados concretos", disse Nascimento. Já na área da educação, o Núcleo de Referência pretende atuar levando palestras de conscientização, direitos humanos e respeito à diversidade sexual às escolas e universidades do município.


O projeto Cidadania – destinado a prevenção da DST/Aids – atende em média 500 pessoas por mês – entre gays, lésbicas e travestis. "Com a criação do Núcleo, a tendência é que uma grande parcela da população venha procurar os serviços", concluiu.

Serviço

O Núcleo de Referencia LGBT está localizado no CEM, da Avenida Paraná, nº 1525 – Sala 72 – Jardim Polo Centro. Mais informações pelo telefone: 3522-6266.



Fonte e Foto: A Gazeta do Iguaçu
Edição: 6796 - 02 de Março de 2011
Thays Petters - Reportagem

0 comentários:

Postar um comentário