domingo, 25 de outubro de 2009

Projeto Costurando a Liberdade em Foz



O Provopar Ação Social promove na próxima quinta-feira (29), à noite, na barragem da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, o lançamento da segunda etapa do programa Costurando a Liberdade, com o desfile de 45 modelos de alta costura confeccionados por um grupo de dez detentas da Penitenciária Feminina do Estado, em Piraquara. A produção estará a cargo de Áldice Lopes.




“Essa segunda coleção está melhor que a primeira, porque agora elas estão mais experientes”, revela o modelista Edson Ivan Kraus, que há 22 anos trabalha para a grife paranaense Gianni Cocchieri, parceira do Provopar no programa, ao lado da Receita Federal, responsável pela doação dos tecidos finos usados pelas detentas na confecção dos vestidos.




Uma atividade, que segundo Lucia Arruda, presidente do Provopar, poderá mudar a história de vida destas dez mulheres, que vivem a margem da sociedade e até então sem nenhuma profissão, capaz de mantê-las quando deixarem a prisão. “Antes do curso promovido pelo Provopar, eu e minhas colegas não tínhamos perspectivas de um futuro melhor, justamente por falta de uma profissão. Hoje, temos uma profissão. Uma profissão independente, porque podemos trabalhar em casa, ter uma clientela própria. Estou qualificada e pronta”, garante a detenta Jocélia Vieira.




Ela é um dos muitos talentos descobertos por Edson Ivan Kraus, Vânia e Gianni Cocchieri, desde 2008 quando da implantação do curso de alta costura na Penitenciária Feminina do Paraná. “Temos aqui aquelas que aprendem e aquelas que se destacam. Possuem um talento nato. Essas não vão ter nenhuma dificuldade no mercado de trabalho, que por sinal é carente de profissionais”, disse o modelista, para quem Jocélia vai “ter com certeza seu espaço no mercado de trabalho assim que deixar a prisão”, garante.

Jocélia contou que não sabia nada de costura. “Mal sabia enfiar o fio na agulha. Hoje, posso dizer, depois de participar das duas etapas do projeto, que sou uma profissional qualificada. Meus familiares viram pela TV Educativa o primeiro desfile realizado no Museu Oscar Niemeyer e ficaram emocionados e felizes, porque sabem que agora eu tenho uma profissão e vou poder ajudá-los. Ela tem cinco filhos, a mais velha com 9 anos de idade.

VESTIDO DE DEBUTANTE – Tânia Mara Pereira Alves dos Santos Souza é mãe de quatro filhos e seu maior sonho era fazer o vestido de debutante de sua filha mais velha. “Ela está completando 15 anos neste domingo (25). Eu não consegui realizar este sonho”, diz ela com lágrimas dos olhos.

Ela não participou da primeira etapa do projeto. Mas acompanhou o desfile pela TV Educativa e ficou feliz em ver o excelente trabalho de suas companheiras de prisão. “Isto me estimulou a fazer o curso e a confeccionar os vestidos da segunda coleção. É trabalhoso, mas a gente faz com prazer, porque sabe que no final será gratificante ver aquelas modelos desfilando na passarela com os vestidos feitos por nós. Quero que a minha família tenha orgulho de mim. Eu envergonhei eles, mas agora quero orgulhar”.

Tânia disse que escreveu para a mãe, que mora em Ponta Grossa, contando que estava fazendo o curso de alta costura promovido pelo Provopar. “Ela ficou feliz e disse que está ansiosa para ver o desfile de Foz do Iguaçu. Tenho certeza que todos os meus familiares vão acompanhar a transmissão da TV Educativa. Agora, posso garantir que, mesmo antes do desfile, este curso mudou a minha maneira de pensar e agir. Tenho uma profissão e vou buscar um futuro melhor para meus filhos”.

REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE – Para o modelista Edson Ivan Kraus, o Programa Costurando a Liberdade, que foi destaque em Brasília na 1ª Conferência Nacional de Segurança, em setembro último, deveria ser implantado em outras unidades prisionais do país, porque “ajuda a reduzir a criminalidade”.

“É gratificante participar deste programa porque a gente vê que, a partir de agora, elas tem uma perspectiva de vida. É muito diferente de quando este projeto começou e hoje. Elas estão bem mais dedicadas. Quanto a mim, a sensação é muito boa, porque posso ver que estou contribuindo para melhorar a vida destas mulheres. Acredito que elas vão deixar a prisão felizes e transformadas”, afirmou.

Serviço: Desfile de Modas do Programa Costurando a Liberdade

Data: 29/10/2009

Horário: 20 horas

Local: Barragem de Itaipu

Saída de ônibus: Avenida Tancredo Neves, 6.731

Fonte: Agencia Estadual de Noticias

0 comentários:

Postar um comentário