sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Comissão da OAB inspeciona unidades prisionais de Foz

LEVANTAMENTO
Comissão da OAB inspeciona unidades prisionais de Foz
12/09/2012 - 08:49h
/ Repórter: Lilian Azevedo
Fonte: RadioCulturaFoz
SEGURANÇA LEVANTAMENTO
















As unidades prisionais de Foz do Iguaçu estão recebendo a visita de integrantes da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/PR, bem como da Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Foz do Iguaçu e do Conselho da Comunidade Luciane Ferreira. Ontem, cerca de dez membros inspecionaram as Penitenciárias PEFI 1 e PEFI 2. Hoje (12) será a vez da Cadeia Pública Laudemir Neves e Cresfi (Unidade Feminina).

Ontem à tarde, a vice-presidente da Comissão, Isabel Kluger Mendes, explicou que os levantamentos resultarão num relatório a ser encaminhado às diretorias da OAB estadual e federal, com o intuito de colaborar na esfera nacional para melhorias no sistema. Nas penitenciárias de Foz, vários problemas foram constatados como falta de pessoal para atendimento aos presos, falta de assistência jurídica gratuita, superlotação, entre outros. "Há uma situação crítica nas celas de isolamento, feitas para uma pessoa onde hoje estão cinco, seis.

A insalubridade é preocupante pois até para respirar fica muito difícil para os detentos. Há ainda, problemas na estrutura com infiltrações no prédio e equipamentos que não funcionam", pontuou. A PEFI 2, hoje tem 935 presos e tem capacidade para 864. Na PEFI 1, são 484 presos. Ainda entre as irregularidades encontradas, Mendes destacou que 81 presos da PEFI 2 trabalham, porém, sem visar a profissionalização. Outros 100 estudam.

O levantamento deve terminar na sexta-feira após passar pela capital paranaense e diversas cidades do Estado. "O que podemos dizer é que existe uma omissão total do Estado em relação às condições dignas para o cumprimento da pena porque essas pessoas já estão aqui pagando a sua dívida com a sociedade e sem possibilidades de ressocialização", afirmou

 

0 comentários:

Postar um comentário