sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ESEDH faz mostra de acervo histórico do sistema penal


ESEDH faz mostra de acervo histórico do sistema penal


ESEDH faz mostra de acervo histórico do sistema penal

A Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), apresenta uma Mostra do Acervo Histórico do Sistema Penal, nesta quinta (27/02) e sexta-feira (28/02). A mostra está aberta ao público das 9h às 17h, na sede da ESEDH, rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da XV. Para contatos, ligar no telefone 3263-7300.

O processo de manutenção, catalogação e organização do Acervo Histórico do Sistema Penal teve início do começo de 2009. A partir de então alguns trabalhos e mostras foram elaborados, como por exemplo a construção de uma réplica da carroça utilizada pela Polícia Militar para o transporte de presos no começo dos anos 1900.

Com o objetivo de preservação da cultura, estudos, pesquisas, educação e turismo, a SEJU reúne materiais para disponibilizar o acesso ao público interessado na trajetória do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) que, ao longo da história, procurou atender às demandas da sociedade no que se refere ao tratamento da desigualdade social, representada pela relação crime, criminalidade, criminosos e violência, sem perder o foco no ser humano. Em 2013 a Escola de Educação em Direitos Humanos - ESEDH assumiu a responsabilidade por todas as ações relativas ao acervo histórico.

Essa mostra, em especial, revela uma parte do acervo composta por peças antigas utilizadas no sistema penal datadas aproximadamente dos anos 40 e 50. Apresenta ainda um relógio de parede que pertenceu ao diretor da antiga Penitenciária do Estado, datado de 1909, telefone do gabinete dos anos 30/40, uniformes da guarda dos anos 50 (réplicas e originais), dentre outros.

Também marca o início e ampliação dos trabalhos de catalogação do acervo existente e preparação para uma mostra completa que estará em exposição durante o período da Copa do Mundo FIFA-2014, oferecendo mais um espaço cultural aos turistas.

Fonte:AEN

0 comentários:

Postar um comentário