terça-feira, 30 de março de 2010

Entidades realizam mutirão na Cadeia Pública



Durante todo o dia de terça-feira (30) o Provopar Ação Solidária de Foz do Iguaçu participou juntamente com demais entidades e órgãos, de um Mutirão de Atendimento a 163 mulheres internas da Cadeia Pública Laudemir Neves. O Conselho da Comunidade na Execução Penal está organizando o atendimento que além do Provopar, reúne, entre parceiros e apoiadores, 15 entidades como Itaipu, SEST/SENAT, Consulado Paraguaio, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal da Mulher e SESC.

Profissionais de saúde prestam atendimento médico

Conforme informou a coordenadora de cursos do ônibus-escola do Provopar, Élia Castilha, durante todo o dia 12 alunas do curso de cabeleireira que integram o projeto das Oficinas Itinerantes fizeram o corte de cabelo das internas.


Detentas também puderam fazer exames oftalmológicos

Da secretaria de Saúde, a supervisora do Distrito Nordeste, Janete Difintel disse que entre a equipe que prestou atendimento estão uma médica, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, um agente comunitário e um gerente de unidade. “Estamos realizando consultas e encaminhamentos necessários como para exame de mamografia, preventivo, teste de glicemia, e outros”, informou. Também participaram do atendimento um oftalmologista e um dentista.

Janete: Projeto AME (Apoio à Mulher Encarcerada)

A advogada e presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Luciane Ferreira, informou que esta atividade visa principalmente o resgate da dignidade. “Promovendo estes serviços e esta assistência, estamos trazendo a sociedade para dentro da unidade”. Ela observou que na Comarca existem duas mil pessoas presas, dentre elas 163 mulheres. “É um número muito elevado e, esta unidade não está adequada para receber mulher. Temos 14 celas para 163 mulheres”, disse.

Luciane explicou que a atividade, integra o projeto Apoio a Mulher Encarcerada – AME, desenvolvido pelo conselho. O objetivo é implementar políticas públicas para este contingente. “É buscar e articular junto com a sociedade e os órgãos competentes do município e no governo do estado as melhorias necessárias”, contextualizou.

Dia de Ação Social: dignidade e urgência nas melhorias necessárias

Disse ainda que os parceiros estão pleiteando junto ao Estado a construção da penitenciária feminina. “O governador sinalizou que está negociando junto ao Ministério da Justiça esta questão”, afirmou.

Fonte: Agência Municipal de Notícias
Fotos: Antônio Lopes

0 comentários:

Postar um comentário