quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Secretaria vai valorizar policiais e promover ações conjuntas

Segurança


Ao anunciar medidas do programa Paraná Seguro para recompor o efetivo e reestruturar as forças policiais do Estado e os institutos de Criminalística e Médico-Legal, o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, afirmou que este importante setor do governo estava com as estruturas totalmente comprometidas e, por isso, não poderia funcionar bem.

Almeida César fez um diagnóstico que revela dados crescentes de criminalidade no Estado na última década. Ele também apresentou números que demonstram que o Paraná é um dos estados brasileiros que menos investiu em segurança pública nos últimos anos. “Santa Catarina, por exemplo, tem quase a metade da população do Paraná e conta com o mesmo efetivo policial”, compara o secretário.

Ele ressaltou que a valorização dos profissionais da área de segurança passa pela oferta das boas condições de trabalho. “Quando você tem condições de trabalho, possibilidade de modernização das estruturas e está aberto ao diálogo há um estímulo natural para a busca de resultados”, disse. “Todos os profissionais da segurança vão sentir que este é um novo momento e que o governador tem consideração e respeito por eles. É desta forma que vamos materializar as diretrizes do Paraná Seguro”.

Segundo o secretário, para que haja efetividade nas medidas que o governo apresentou é fundamental a integração entre as forças policiais e valorização dos agentes de segurança para a redução dos índices de violência no Paraná. “Temos profissionais de extrema competência, que precisam ter mais atenção quando se trata de capacitação e de incentivo, para que primem pela ética, bom atendimento aos cidadãos e cortesia”, disse. “Também precisamos ter o dobro de policiais nas ruas”, ressaltou.

Para o secretário também é fundamental a modernização das estruturas do setor de criminalística e do IML. Ao agradecer o esforço feito pelos servidores destas áreas nos últimos meses, ele anunciou melhorias em todas as unidades e informou que os peritos criminais passarão a ter plano de carreira e, com isso, será possível a abertura de vagas para novos profissionais. “O trabalho de perícia é fundamental para embasar o inquérito policial e permitir sentenças mais precisas do Poder Judiciário”, explicou o secretário.

RESPEITO – O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, viu o programa Paraná Seguro como um sinal de respeito à população e aos policiais. “Com esse governo que está implantando tantas melhorias, é possível perceber uma visão de futuro. Teremos melhores condições de dar respostas aos cidadãos que sofrem há anos com a precariedade da segurança pública”.

O comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Teodoro Scheremeta, acredita que com as melhorias para as condições de trabalho das polícias, a comunidade será fortemente beneficiada. “O policiamento passará a ser aplicado de forma preventiva nas ruas. Vamos poder fazer o que deve ser feito, isso graças ao investimento em tecnologia, capacitação e aumento do efetivo”.

Paraná Seguro vai facilitar a formação de Consegs


Dentro das medidas anunciadas no programa Paraná Seguro está a desburocratização para criação e instalação de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Atualmente, esses órgãos funcionam por decreto, mas o objetivo é criar lei para dar mais suporte na parte operacional.

Na mensagem que o governo estadual enviará para a Assembléia Legislativa uma das proposições será a de transformar o fórum em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip). “Ampliaremos a participação da população nas decisões de segurança, respeitando as características de cada região”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.

Os Consegs reúnem líderes comunitários do mesmo bairro ou município, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, e desenvolver campanhas educativas. “Os conselhos podem funcionar como observatórios das ações de segurança”, defendeu Almeida César.

Cada conselho se vincula às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do coordenador estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. A Sesp tem como representantes, em cada Conseg, o comandante da Polícia Militar e o delegado de polícia da área.

Segundo Almeida César, a sociedade deve perseguir o que diz o artigo 144 da Constituição Federal, que diz que a “segurança pública e dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.


Fonte e Foto: AEN

0 comentários:

Postar um comentário