segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Iniciada capacitação a distância p presos e profissionais

A partir desta segunda-feira (05), o sistema carcerário paranaense será o primeiro do Brasil a contar com o programa Educação Sem Distância, que levará conteúdos educacionais para presos, egressos e agentes penitenciários às prisões do Estado. Trata-se de um completo programa de capacitação a distância, desenvolvido pela Esedh (Escola de Educação em Direitos Humanos), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, voltado tanto para a reciclagem profissional e desenvolvimento pessoal como para a reinserção social dos apenados.



Transmitidos em telessalas instaladas em unidades penais, os cursos e workshops vão dar acesso a questões de desenvolvimento pessoal, práticas de saúde, direitos humanos, administração de conflitos, tratamento penal, motivação, aprimoramento de habilidades pessoais, além da preparação para o ENEM. Nessa primeira etapa, o projeto inicia em penitenciárias de nove municípios do Paraná e em breve alcançará às 24 unidades penais do Estado, informa Maria Tereza Uille Gomes, Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná.

“Cerca de 50% da comunidade carcerária, que hoje totaliza 15 mil pessoas no Paraná, não concluiu o Ensino Fundamental. O ensino a distância vem facilitar o acesso à educação e ajudar a viabilizar a lei aprovado em julho passado que, entre outros benefícios, garante redução de um dia de pena para cada três dias de participação em cursos. É um projeto realmente inovador e de extrema importância”, declara Maria Tereza.

O programa Educação Sem Distância: formação e desenvolvimento profissional do Sistema Penal acontece em duas frentes. A primeira é destinada aos presos e ex-presidiários que contam com um canal exclusivo de capacitação disponível nos aparelhos televisivos instalados dentro das celas ou em locais de convívio comum.

Eles terão acesso a nove programas de preparação de alunos para o ENEM. “A expectativa dos presos e, principalmente, das famílias desses presos para o início do projeto é grande. O Programa Educação Sem Distância significa o acesso aos mesmos conteúdos assistidos por pessoas de fora do presídio. É o início da reinserção na sociedade”, analisa Marcos Marcelo Müller, diretor da Penitenciária Estadual de Piraquara II, onde mais 950 presos receberão o sinal da Dtcom.

Reciclagem de profissionais

A segunda frente do programa é focada no agente penitenciário e servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN). São workshops compostos de quatro palestras no formato de talk show, em que participam especialistas e convidados conhecedores da realidade do Sistema Penitenciário. Cada workshop tem carga horária de 20 horas/aula.


A programação inclui também cursos focados no autodesenvolvimento e na excelência em gestão, desenvolvidos pela Dtcom. Para Luiz Francisco da Silveira, diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, a grande sacada foi incluir os servidores neste programa. “O programa criou uma expectativa positiva no cotidiano dos colaboradores. Mais de 80% já fizeram as suas inscrições para assistir às teleaulas”, completa.

PARCERIA - A iniciativa inédita no Brasil se desenvolveu por meio da parceria entre a SEJU e a Dtcom, empresa especializada em comunicação e sistema de capacitação a distância. Programa semelhante está sendo desenvolvido em parceria com a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), com sede em Londrina, e será lançado em breve.


Para a viabilização deste projeto, a Dtcom disponibiliza, gratuitamente para a SEJU, todo o seu sistema tecnológico de transmissão de sinal via satélite localizado em seu Parque Tecnológico, em Quatro Barras, Paraná, para garantir a qualidade e a segurança da transmissão dos conteúdos. Cada penitenciária participante do programa recebeu decodificadores digitais que receberão os sinais do satélite que transmitirão o conteúdo específico.

Fonte: AEN

0 comentários:

Postar um comentário