sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Paraná deve receber R$ 120 milhões para investir no sistema penitenciário

Em reunião em Maringá, Beto Richa disse que o Ministério da Justiça deve anunciar na próxima semana verba para obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades prisionais no estado



 O Paraná abriga 20% do total de presos em distritos policiais do Brasil. Dos 50 mil em todo o País, estima-se que 15 mil estão espalhados pelo estado, segundo o governador Beto Richa (PSDB), em reunião realizada na quinta-feira (15) em Maringá. Por conta disso, ele diz esperar que o Ministério da Justiça anuncie, na próxima semana, a liberação de cerca de R$ 120 milhões para obras de reforma, ampliação e construção de novas unidades prisionais no estado.

Segundo o governador, as negociações com o governo federal estão bem adiantadas e a presidente Dilma Rousseff (PT) sinalizou positivamente o pedido do Paraná. “Com esses recursos será possível abrir vagas em presídios para a transferência de presos que estão em situação irregular”, disse, em nota enviada à imprensa.

Ainda não há projetos finalizados para a aplicação dos recursos, segundo a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. Ela explicou que nas próximas semanas o estado já saberá como aplicar a verba. “Nossa intenção é abrir novas celas e também espaços de aprendizado para os detentos, com cursos de educação normal e profissionalizante”, disse.

Reunião na Amusep

A reunião do governador Beto Richa foi com os 30 prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Ele discutiu a elaboração de um planejamento integrado para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Maringá (RMM), que abriga 670 mil pessoas. A intenção dos prefeitos é decidir estratégias e traçar um planejamento de investimentos para os próximos 20 anos.

Fonte e Foto: Gazeta do Povo
16/09/2011 15:47
Texto: Fábio Guillen

0 comentários:

Postar um comentário