sábado, 24 de setembro de 2011

Bom Exemplo: Brinquedoteca no Centro Prisional Feminino


Começou a funcionar neste domingo (18), a brinquedoteca do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPF-CI). As crianças que foram visitar suas mães tiveram a oportunidade de se divertir com os brinquedos pedagógicos.

As brinquedotecas foram instaladas nas unidades prisionais femininas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com o objetivo de humanizar o ambiente prisional e criar espaços de aprendizado para as crianças. As atividades serão desenvolvidas tanto com as crianças que estão com as mães no período do cumprimento de pena, como também com aqueles que vão à unidade prisional em dias de visita familiar.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, explica que a ação atende a nova política de tratamento penal implantada no Espírito Santo. “Estamos trabalhando o tratamento penal de maneira integral, de forma que alcancemos as pessoas presas, suas famílias e consequentemente a sociedade que será beneficiada se estas pessoas forem socialmente incluídas. Especificamente com este projeto, queremos promover um ambiente de troca entre mãe e filho e também de resgate de laços afetivos. As crianças terão um espaço de onde vão poder aprender a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar”, disse.

As brinquedotecas também funcionam na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), no Centro de Detenção Provisória Feminino de Vila Velha (CDPF-VV) e no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPF-Col).

Estão disponíveis para as atividades 85 itens diferentes entre eles: fantoches, casinha de bonecas, tapete alfanumérico, cubo tátil, dominós, jogo da memória, livros das coleções Boas Maneiras e Ciranda das Diferenças e quebra-cabeças temáticos.

A diretora do CPF-CI, Leida Maria Ayres, destaca que “a brinquedoteca vai fortalecer o trabalho realizado pela equipe técnica da unidade e as presas poderão, mesmo em reclusão, exercer sua função de mãe participativa nas etapas de crescimento de seus filhos”.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro
(27) 9933-8195
rhuana.ribeiro@sejus.es.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário