terça-feira, 6 de setembro de 2011

Richa pede apoio a parlamentares do PY para segurança na fronteira


O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (06) um grupo de políticos do Paraguai liderados pelo senador Juan Dario Monges e os deputados nacionais Candido Aguilera e Justo Aricio Zacarias. Durante audiência no Palácio das Araucárias, Richa disse que deseja ampliar a interação com as autoridades paraguaias para reforçar as ações de segurança na região de Foz do Iguaçu.

Richa informou que já está funcionando na cidade o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formado por representantes das forças policiais estaduais e federais, que irá coordenar as operações de segurança na fronteira. “Há interesse do governo federal e do Paraná em blindar a região fronteiriça para combater o tráfico de drogas e armas”, afirmou o governador, que disse também que a Polícia Militar paranaense vai formar um Batalhão de Fronteira.

Na questão comercial, o governador destacou a retomada dos embarques de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá após oito anos. Ele disse ainda é possível reforçar a questão logística, principalmente com a construção de um ramal ferroviário na região Oeste do Estado, para atender produtores do Paraguai, tornando o transporte mais barato.

Segundo os parlamentares paraguaios, as preocupações deles coincidem com as do Brasil na área de segurança, principalmente a necessidade de integrar esforços para combater o crime internacional na fronteira, em especial o tráfico de drogas e armas e o contrabando de cigarros, que prejudica os dois países.

Os parlamentares acreditam que é possível avançar nas relações comerciais com o Brasil e promover a integração no setor de transporte e logística. O grupo defendeu a construção da segunda ponte entre os dois países para integrar o Paraguai à cadeia produtiva paranaense, abrindo mercado para pequenos produtores.

O grupo de parlamentares estavam acompanhados por Javier Zacarias Irun, que é pré-candidato do partido Colorado às eleições presidenciais paraguaias, em novembro de 2012. Também participou da reunião o ex-vice-presidente paraguaio e candidato a 1º senador Luis Castiglioni. “É importante o estreitamento e o aprimoramento das relações entre os países para permitir boas parcerias. Seja nas questões comerciais, de segurança e também políticas”, disse Castiglioni. “Queremos ser bons parceiros e bons sócios.”

Zacarias Irun disse que sua preocupação é com os controles de fluxo de pessoas e adoção de medidas duras com os criminosos. “Os controles não devem prejudicar os inocentes, mas combater o comércio de armas, de drogas ou o tráfico de pessoas”, afirmou.

Fonte e Foto: AEN
06/09/2011 19:56

0 comentários:

Postar um comentário