domingo, 18 de setembro de 2011

Concurso elege as detentas mais belas em São Paulo

Mulheres desfilaram em trajes esportivos e sociais em cadeia da capital.

Stefany, June e Naiara são as detentas vencedoras de concurso de beleza (Foto: Letícia Macedo/G1)As três detentas mais belas do Centro de Progressão Penitenciária Feminino (CPP) Doutora Marina Marigo Cardoso de Oliveira do Butantã, no Jardim Arpoador, em São Paulo, foram escolhidas na tarde deste sábado (17). Entre as dez concorrentes, Stefany Ermina de Souza, de 19 anos, June de Sousa Nardes, 24 anos, e Naiara Fernandes dos Santos, 22 anos, foram destaques categoria “Beleza” do “Concurso Beleza, Simpatia e Cultura Atrás das Grades”. Não houve classificação entre as vencedoras.

Naiara diz que no presídio não dá para ser vaidosa


Elas desfilaram com trajes esportivos e com vestidos de festa diante de uma platéia formada por colegas de presídio e convidados ligados à área da moda e dos negócios. Naiara, que está presa por tráfico há mais de dois anos, gostou muito de participar do concurso. “Eu achei que ia ganhar. Já tive a curiosidade de desfilar antes, mas não tive a oportunidade de tentar. Quem sabe não faço um book. Uma empresa me contrata. É uma oportunidade de deixar essa vida para trás”, disse.

A jovem diz que no presídio não dá para ser vaidosa. “Aqui a gente só anda de uniforme.Eu só cuido da beleza do meu rosto mesmo. Eu faço maquiagem todos os dias. Faço chapinha toda semana”, afirmou.

June de Sousa Nardes, de 24 anos, diz que se esforça para manter-se bonita dentro da prisão. “Eu tento cuidar da minha pele, mesmo se a alimentação na ajuda. Passo hidratantes e faço esfoliação às vezes”, disse. Para o concurso, recorreu a uma chapinha, pois o cabelo ondulado amanheceu “revolto”.

O momento mais difícil do concurso, em sua opinião, foi o desfile com traje de festa. “O problema foi o sapato, que estava apertado. É a nossa falta de costume. Eu não via a hora de tirar [os sapatos]”, disse. Ela não escondia a alegria. “Minha autoestima está lá em cima”, afirmou, sorrindo.

Sapato apertado incomou Stefany, de 19 anos

O salto também desconcentrou Stefany, que foi presa por assalto a mão armada. “O desfile com o vestido foi o momento mais difícil do desfile. Faz tempo que a gente não anda de salto. Estamos sempre de chinelo e tênis”, afirmou.

Stefany afirmou que, durante o concurso, até esqueceu que estava presa. "Fiquei muito feliz. Eu não esperava ganhar. Durante o concurso, a gente até esquece que está aqui, presa. É uma sensação muito gostosa", disse.

A autora da melhor redação, Patrícia Oliveira Cândido, de 26 anos, e presa mais simpática, Tamires Ruth Gonçalves do Carmo, de 23 anos, também foram premiadas. A redação escolhida pelo júri tinha o tema "Em busca da Felicidade". "Eu me inspirei na minha família", afirmou Patrícia.

As vencedoras do concurso ganharam, além da coroa, kits de produtos de beleza. Cerca de 700 detentas cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária Feminino (CPP). Por volta de 60 são estrangeiras. "A questão da autoestima é fundamental. Fazemos o concurso para que elas possam cumprir a sua pena de forma humanizada. Só assim elas podem olhar para si e identificar seus recursos internos para se autopromover", disse a diretora do CPP, Gizelda Morato Costa.

Fonte : G1
Foto: Letícia Macedo

0 comentários:

Postar um comentário